PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira)

 

Para a criação de um Parque Estadual é necessário que a região compreenda formações ou paisagens com características naturais significativas, onde as espécies de plantas, animais ou formações geológicas tenham grande interesse científico, educacional e recreativo.

Geralmente são áreas grandes com mais de 1.000 ha (1.000 quarteirões).

Qualquer exploração de recursos naturais no Parque é proibida e suas terras devem pertencer ao governo do Estado. Além disso, devem estar sempre abertas para recreação, turismo e educação ambiental.

Desta maneira, os parques estaduais preservam uma grande quantidade de vegetais e animais além de rios, montanhas e cavernas de grande importância biológica. Além disso, os parques são muito utilizados para pesquisa científica pelo fato de não terem sofrido muitas alterações humanas.

O PETAR possui 35.712 hectares e foi criado por um decreto estadual em 1958. O relevo do parque é denominado por vales com rios de águas cristalinas e a vegetação é a conhecida Mata Atlântica. O principal núcleo de visitação do PETAR é o Santana que fica ao longo do Vale do Betari.

Este parque abriga uma das maiores concentrações de cavernas do Brasil, com mais de quatrocentas já cadastradas pelo Instituto de Geociência da USP (Universidade de São Paulo). Algumas destas cavernas são conhecidas mundialmente como a gruta Casa de Pedra que possui o maior pórtico de entrada do mundo, com 215 metros de altura (equivalente a um prédio de 70 andares) e a gruta das Areias onde vive uma espécie de peixe cego e totalmente branco, o conhecido “Bagre-cego”.

 

ATIVIDADES

01- O núcleo Santana está localizado entre dois municípios, quais são eles?

 

02- As cavernas do núcleo Santana localizam-se ao longo de qual vale?

 

03- O que significa a sigla PETAR?

 

04- Em que ano o PETAR foi fundado?

 

05- Qual é a área aproximada em hectares do PETAR?

 

06- O Rio Ribeira deságua em qual Oceano?



Nenhum comentário:

Postar um comentário